R. Maria José, 955 | Vila Universitária | Bauru/SP
O profissional responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, cronograma físico e financeiro da edificação, nem sempre tem informações precisas da quantidade de meses necessários para construir a edificação, algumas vezes por falta de conhecimento ou por não ter como controlar todas as variáveis que interferem no tempo total da obra.
O profissional responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, cronograma físico e financeiro da edificação, geralmente não tem informações precisas sobre a quantidade de meses necessários para construir a edificação. Isso acontece algumas vezes por falta de conhecimento ou por não ter como controlar todas as variáveis que interferem no tempo total da obra.
A elaboração do cronograma é uma análise de todos os fatores que influenciam diretamente o tempo de execução da obra. Por exemplo, alguns desses fatores incluem:
1 – Clima: é uma das principais interferências no término de uma obra, porque muitos dias de chuvas podem comprometer significativamente o prazo final de entrega. O estudo da tipologia do clima local é um meio de saber qual o período com maior incidência de chuvas, o que possibilita calcular a quantidade de dias ou meses perdidos, além de traçar melhores planos para a execução da obra.
2- Material de construção: o atraso de entrega e produtos não disponíveis também afetam diretamente proprietários e construtoras, gerando transtornos e atrasos na obra.
3- Mão de obra: com o aquecimento do setor construtivo, os profissionais cada vez mais pedem valores muito superiores aos patamares cobrados na construção civil para permanecerem na equipe, o que força muitas vezes a sua retirada da obra. Existem vários motivos para a evasão dos profissionais de uma obra, como a falta de qualidade nos serviços prestados e problemas decorrentes da vida pessoal.
Portanto, o tempo para executar uma obra nem sempre é preciso devido a interferências incontroláveis que afetam o cronograma final. Uma obra é sempre uma caixa de surpresas, já que os problemas só surgem ao longo do processo até o término da edificação.